Os serviços prestados pela CBPM e Cruz Azul SP não constituem plano de saúde, mas benefício regido por legislação específica (Lei n° 452, de 02 de outubro de 1974). Bem por isso as contribuições mensais dos policiais militares (ativos e inativos) e pensionistas estão diretamente ligadas à sustentabilidade do regime assistencial, visando manter o equilíbrio financeiros entre a receita arrecadada e as despesas geradas pelos beneciários.
Taxa de contribuição baseada em percentual fixo dos vencimentos dos contribuintes (2% da retribuição-base para policiais militares e 1% da pensão para pensionistas).
Essa contribuição mensal é recolhida diretamente à CBPM e utilizada, exclusivamente, nas despesas do regime de Assistência Médico - Hospitalar.
Não há acréscimo periódico em razão da quantidade de beneficiários dependentes atendidos, nem das respectivas faixas etárias.
Não há correção anual referente à inflação.
Não há reajuste decorrente de sinistralidade.
Para ser habilitado no atendimento Assistência Médico - Hospitalar, é necessário o cadastramento Junto a CBPM.
O valor médio de contribuição gira em torno de R$ 126,00/mês para a assistência da família. Nos planos de saúde privados paga-se valores muito superiores, e por vezes individualizados, ao da contribuição média supra citada.